Longe de ser apenas um estágio final, a velhice é uma fase repleta de sabedoria, desafios e uma riqueza de experiências que merecem ser exploradas e celebradas.
Envelhecer é um processo natural da vida, uma jornada que todos nós estamos destinados a trilhar. No entanto, muitas vezes é encarado com apreensão e ansiedade, como se fosse um destino a ser temido.
E se reconsiderássemos nossa perspectiva sobre envelhecer através do olhar das crianças?
As crianças nos lembram da importância de manter um espírito de curiosidade e admiração à medida que envelhecemos. Elas nos desafiam a manter nossos corações abertos para novas experiências, a abraçar a mudança com coragem e a nunca perder de vista a magia que permeia cada momento de nossas vidas.
Envelhecer é descobrir que não há respostas, apenas histórias.
Encarar a passagem do tempo como uma oportunidade para crescimento, aprendizagem e renovação é desenvolver uma compreensão mais profunda do mundo ao nosso redor.
Confira alguns livros incríveis que abordam com sensibilidade e profundidade o tema da velhice.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
A senhora da casa azul, de Everson Bertucci e (il) Juão Vaz, Editora Peirópolis
Para refletir sobre os caminhos da vida, sobre o peso de nossas escolhas e a necessidade da transformação.
Nico adora visitar o sítio do biso e da bisa. Por ali, uma casa na árvore que está sendo feita especialmente para o bisneto.
Quando chega o momento de escolher a cor da nova morada, Nico provoca uma tremenda revolução na vida da bisa Georgina.
Manuel, Rita, Flor… , de Renata Bueno, Companhia das Letrinhas
Qual é o animal de estimação do Isaías? E a profissão do sr. Manuel? Quantos netos o Neto tem? Qual é o sonho de Flor?
Manuel, Rita, Flor, Hermínia, Roberto... não são apenas nomes, mas diferentes velhices cheias de memórias, bom humor, poesia e histórias pra contar. São diferentes velhices que brincam com o tempo, que se misturam e confundem as infâncias e adolescências.
Um verdadeiro encontro com diferentes jeitos de ser e de estar no mundo.
Mesma nova história, de Everson Bertucci,
Mafuane Oliveira e (il) Juão Vaz, Editora Peirópolis
A convivência entre uma velhinha que está perdendo a memória e um menino que só pensa em jogos eletrônicos ensina lições preciosas sobre paciência, compaixão e valorização das pequenas coisas da vida.
Eles descobrem que, apesar das diferenças de idade e interesses, têm muito em comum e podem se complementar de maneiras surpreendentes. Essa amizade improvável enriquece suas vidas de maneiras que jamais imaginaram.
Minha valente avó, de Andreia Prestes, Ana Prestes, Edu Prestes e (il) Marilia Pirillo, Editora Quase Oito.
A avó busca a neta na escola e no caminho, a menina se surpreende com a descoberta das lutas vividas por aquela senhora ao longo dos seus 90 anos e sua resiliência para recomeçar tudo de novo.
As histórias de vida da Sra. Maria Prestes, viúva de Luis Carlos Prestes, são contadas por 3 dos seus netos, e mostram a dedicação de uma avó à família e seu cuidado com as plantas e animais, enquanto luta pela liberdade
Comments