Seja liderando aventuras corajosas, enfrentando desafios inesperados ou demonstrando a importância da empatia, os porquinhos frequentemente desempenham papéis-chave em histórias que destacam valores essenciais.
Ninguém resiste a uma boa história. E se os protagonistas forem porquinhos, representados nas ilustrações com traços divertidos e expressivos, então... Basta dar uma olhada e pronto, estamos rendidos!
Os porcos, com toda a sua singularidade, oferecem uma perspectiva única para enriquecer o mundo da literatura infantil, proporcionando às crianças não apenas uma leitura envolvente, mas também valiosas lições que podem inspirá-los ao longo da vida.
Ao explorar o universo literário dos porcos, as crianças costumam se surpreender, porque há muitas ideias equivocadas por aí e talvez até mesmo um repertório limitado ao conto 'Os três Porquinhos".
Sabia que existem hashtags no Instagram dedicadas a esses animais adoráveis? E que eles são seres sencientes, o que significa que são capazes de experimentar uma ampla gama de emoções?
Confira outros fatos curiosos sobre porcos e 7 livros que podem ajudar a entender o motivo das pessoas amarem porquinhos. Saiba mais sobre o assunto aqui.
Os porcos são classificados como o quinto animal mais inteligente do mundo. Isso faz deles mais inteligentes e treináveis do que qualquer raça de cachorro.
O Porco Mais Elegante do Mundo, de Ji Yun Shin, Editora Callis
O rei do País dos Porcos resolveu eleger o porco mais elegante do mundo para dar a mão de sua filha em casamento. Conheça a história de Continho, um porco muito esperto que, com os seus conhecimentos de matemática, entrará a disputa e enfrentará até terríveis monstros para se casar com a bela princesa.
Porcos adoram dormir juntos e ficar conectados uns com os outros. Muitas vezes, tocam seus amigos enquanto eles sonham, para garantir que está tudo bem.
E se, Porco?, de Linzie Hunter, Editora HarperKids
O Porco é um amigo e tanto! É tão incrivelmente gentil, fabulosamente divertido e infinitamente generoso, que todos os seus amigos amam estar por perto.
Porém, há algo que ninguém sabe: ele é um tremendo preocupado, sempre pensando "E se tudo der errado?"
Os porcos são animais sociais. Gostam de brinquedos e brincam uns com os outros. Ah! E adoram massagens na barriga!
É porco?, de Alexandre de Castro Gomes e (il) Jean Claude Alphen, Editora Globinho.
Uma história divertida que traz como referência o clássico "Os três porquinhos e o lobo mau", onde o pequeno leitor é convidado a cantarolar o texto, como na já conhecida cantiga “Quem tem medo do lobo mau?” enquanto acompanha quem está pedindo para entrar na casa: É PORCO? OU É LOBO?
Porcos são animais muito limpos. Até mesmo pequenos leitões recém-nascidos não fazem suas necessidades no mesmo lugar onde dormem e comem.
Bonifácio, o porquinho, de Marilia Pirillo, Editora WMF Martins Fontes
Bonifácio era um porquinho um pouco diferente: tinha nojo de lama, não gostava de brincar no chiqueiro e até quis aprender a nadar no riacho. Mas jogando futebol com o filho do fazendeiro, o porquinho descobriu como era bom brincar sem medo de se sujar e, depois, tomar um banho bem gostoso.
Eles não suam, nem de medo! Portanto, a frase "Suando como um porco" não é verdadeira, pois os porcos não têm muitas glândulas sudoríparas.
Quatro Porquinhos e Um Livro, de Jonas Ribeiro e (il) Ivan Zigg Editora Suinara
Era uma vez quatro porquinhos medrosos, um lobo valente e um livro em branco. O primeiro porquinho tinha medo de grandes borboletas. O segundo porquinho tinha medo de ervilhas saltitantes. O terceiro porquinho tinha medo de ficar no escuro. E o quarto porquinho tinha medo de ficar corajoso de repente.
Mas e o lobo? Será que ele escondia algum medo embaixo de toda a sua valentia?
Os porcos formam laços estreitos com outros porcos e humanos. Poucos animais são tão sociáveis como eles.
A velhinha e o porco, de Rosinha, Editora do Brasil
Uma velhinha se sente muito só e, por isso, compra um lindo porquinho para que lhe fazer companhia. No entanto, no caminho para casa, o animal se recusa a atravessar a ponte. A velhinha, então, pede ajuda ao cachorro, ao fogo, à água e a vários outros personagens... Será que a velhinha conseguirá levar o porquinho para casa?
Mães porcas cantam para os seus filhotes enquanto amamentam. Além disso, os porcos se comunicam constantemente através de diferentes grunhidos.
Só mais uma história, de Dugald Steer e (il) Elisabeth Moseng , Editora Brinque-Book;
Quer coisa mais gostosa do que pegar no sono ouvindo uma história lida pela mamãe sentada na ponta da cama?
Comments