top of page

Quando as crianças fazem da hora de dormir, uma verdadeira aventura

Para fazer da hora de dormir um momento mais divertido e gostoso para toda a família, leia um livro.



A medicina afirma que, durante o sono, o desenvolvimento físico e cerebral acontece. Especialistas indicam que o ideal é as crianças dormirem entre às 20 e 21 horas, mas para quem tem os pequeninos em casa, a hora de dormir pode ser um problema.


Conforme vão crescendo, o tempo de duração do sono muda e a resistência para largar a brincadeira, o desejo da companhia dos pais, o medo de escuro, de ficar sozinho no próprio quarto, os pesadelos… aparecem. Muitas coisas podem transformar a necessidade de dormir, algo tão natural quanto respirar, em desafio.


Manter uma rotina, um ambiente com poucos estímulos, garantir um tempo de qualidade com os pequenos, acolher com paciência as mudanças e ler boas histórias, podem ajudar. 


Confira uma seleção de livros capazes de fazer, da hora de dormir, um momento mais leve para todos os envolvidos. E lembre-se: essa fase também vai passar.


Ah! Clicando nas imagens, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.


 

Hora de dormir, de Anna Claudia Ramos e Marilia Pirillo, Editora Paulinas


O que fazem as crianças da vila quando vão para suas casas, fecham suas janelas e se preparam para dormir? Duda escova os dentes de Jujuba, Lulu e Sanduba tomam um lanche noturno, Léo e Nina juntam suas camas para Netuno dormir bem quentinho e Felipe e Guto tomam banho.




Hora de dormir com Guido, de Laura Wall , Editora Callis


O dia foi bem divertido, mas agora já está de noite e é hora de Guido e Sofia irem para a cama. É hora de guardar os brinquedos, escovar os dentes e colocar o pijama antes de dormir.









Hora de dormir, Todd Parr, Editora Panda Books


O gambá está com sede, os cabritos ainda estão pulando na cama e o narval precisa tomar banho. Todos os animais estão com problemas para dormir nesta divertida e comovente história de ninar.

 






Muito cansado e bem acordado, de Susanne Strasser, Editora Companhia das Letrinhas.


O porco-espinho, a raposa, o burrico, o pelicano e o jacaré estão todos dormindo, muito cansados, mas...  a foca está bem acordada. E ela não quer saber de ficar na cama! E agora? O que os outros dorminhocos vão fazer?

 

Sonhozzz, de Silvana Tavano e (il) Daniel Kondo, Editora Salamandra


Enquanto o sono não vem, dois personagens tentam adivinhar qual será o enredo da noite: Será que o Sonho vai voar? Ou vai ser uma daquelas noites em que ele só repete tudo o que aconteceu durante o dia? Quem sabe o que o Sonho vai inventar hoje?





Abzzzz... , de Isabel Minhós Martins e (il) Yara Kono, SESI-SP Editora


Há pessoas que resistem ao sono com todas as suas forças. E percebe-se o porquê... estar acordado é tão bom! Confira um ABC tão poderoso que até o título do livro conseguiu adormecer...









Eu não quero dormir agora, de Lauren Child, Editora Ática

Como é difícil pôr as crianças para dormir! Lola, por exemplo, gosta de ficar acordada colorindo, rabiscando, colando, balançando, pulando e, mais do que tudo, tagarelando…


Com muita paciência, Charlie tenta convencê-la de que está mesmo na hora de ir para a cama.





Para Noites sem Sono, de Gustavo Roldán, Editora Mov Palavras


Em uma noite em que o sono está difícil de chegar, pode-se imaginar o que quer que seja. Para preencher o vazio de uma noite sem sono, o autor sugere que cada um crie seu próprio céu e se entregue à sua contemplação.


Como em um guia, ele orienta o leitor, indicando passo a passo como criar esse céu e enchê-lo de estrelas, tirando proveito do silêncio e da tranquilidade da noite.



Conversa para pai dormir, de Ilan Brenman e (il) Guilherme Karsten, Editora Brinque-Book


Quem nunca quis dormir na cama dos pais? Esse dia chegou para Gabi. Ela pede ao seu pai, que começa a criar diversos obstáculos para ela desistir da ideia. Mas Gabi é muito insistente e arruma uma boa resposta para cada empecilho.




Mas Papai... , de Mathieu Lavoie e (il) Marianne Dubuc, Editora JUJUBA


Papai macaco dá boa noite aos seus filhos, mas sempre falta alguma coisa: "Mas papai, é preciso vestir o pijama antes de deitar!". O pai corresponde ao pedido, e logo vem outra queixa: "Mas papai...".












Bocejo, de Ilan Brenman e (il) Renato Moriconi, Editora Companhia das Letrinhas


Composto por lindas pinturas a óleo que mostram diversos personagens, míticos ou históricos, em seu momento mais sonolento, os autores apostam que um bocejo pode contagiar o outro e o outro e o outro... E quem sabe o mundo inteiro?

 










O coelhinho que queria dormir, de Carl-Johan Forssén Ehrlin e (il) Silvana Rando, Editora Companhia das Letrinhas


Assim como acontece com muitas crianças, o coelho Roger está cansado, mas não consegue dormir. A mamãe coelho então resolve levar o pequeno até o Senhor dos Bocejos, que sabe exatamente o que fazer para resolver o problema.

 










O Livro Dorme, de Cédric Ramadier, SM Editora


A leitura na cama costuma ser um momento de cumplicidade entre pais e filhos que precede a hora de dormir. Mas, nesta obra, é o livro quem espera por uma história a ser contada pela criança, com a ajuda do adulto.Tendo o narrador como guia, um ratinho reproduzirá, uma a uma, as etapas que, na vida real, costumam compor o ritual do sono infantil.







A última história antes de dormir, de Nicola O'Byrne, Editora Brinque-Book


Nesta aventura bem-humorada, o pequeno leitor acompanha personagens conhecidos disputando quem vai ser a última história do dia. Os Três Porquinhos, Cinderela, Chapeuzinho e o Lobo Mau ora interrompem as histórias uns dos outros ora organizam-se para viver, juntos, narrativas de aventura, amor, perigo e humor inventadas por eles mesmos.

 






Contos da mamãe ursa, de Kitty Crowther, Editora Livros da Raposa Vermelha


A floresta se prepara para dormir. A guardiã da noite avisa a todas as criaturas que “já está na hora”. Mesmo assim, nem todos conseguem pegar no sono…


Sussurradas por Mamãe Ursa, três histórias ajudam as crianças pequenas a prolongarem o instante mágico antes do sono.







Não vou dormir, de Christiane Gribel e (il) Orlando, Editora: Global


Não Vou Dormir. Vou ficar bem acordada aqui na cama. Não estou com sono nenhum. A mamãe me mandou para cama. Mas isso não significa que eu vou dormir. Eu não vou dormir. disse a menininha.













@aventuracomliteratura



Comments


bottom of page