top of page

Quem resiste a uma história com girafas?

  • Foto do escritor: MONIQUETE
    MONIQUETE
  • 28 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 22 de mar.

As girafas, com seu pescoço longo, manchas únicas e postura elegante, despertam curiosidade e encantamento


A imagem de uma girafa costuma ser associada à doçura e à gentileza, mas também à resiliência. Apesar de sua aparente fragilidade, é um animal forte e adaptável, capaz de enfrentar desafios.


Além disso, as girafas costumam ser retratadas como criaturas sonhadoras, inspirando a imaginação das crianças e estimulando conversas sobre empatia e inclusão.


Confira uma seleção de livros onde as girafas aparecem como personagens cativantes que ajudam os pequenos leitores a explorar temas como diversidade, coragem e amizade.


Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.



Cinco girafas no espaço, de Caio Riter e (il) Lúcia Brandão, Editora Biruta


Se você gosta de histórias e de rimas, se acha que fantasia com alegria combina, se gosta de contar estrelas no céu, se acredita que ler é bom pra dedéu, se ama bichos espertos e pescoçudos, se acha que ler é viajar por vários mundos, então te apresentamos este livro legal.





As Girafas Metidas da Montanha, de Bill Borges, Editora Canguru


Por que será que as girafas são tão metidas e sobem amontanha todos os dias? Seria porque elas são altas, velozes ou seriam suas pintinhas?


O rinoceronte, os coelhos, os jacarés e até os macacos têm diferentes teorias. Nem tudo é o que parece.










Girafas, de Jean-Claude, Editora Brinque-Book


Neste livro, um pequeno vive pedindo desenhos. O pai, brincalhão, coloca em um papel compriiiido suas melhores versões de girafas.


Com seus pescoços looongos, os bichos tomam conta das páginas e vão se multiplicando. Mas ora, onde foi parar a girafa número 10?













A Girafa É Minha, de Fabricio Carpinejar e Miguel Tanco, Edições SM


Sabia que a girafa come 20 horas por dia e dorme de pé, aos pouquinhos? Que ela bem poderia ser filha de uma camela, um leopardo e uma escada? Que a letra “h” é a girafa do alfabeto?


Pai e filha adoram conversar sobre essas coisas quando vão ao zoológico todo sábado só para ver Theo. Nem ligam para os outros animais. O amor inventa a própria língua e, assim, em “girafês”, os dois se amam.









Cartas de uma girafa chamada José, de Megumi Iwasa e (il) Jun Takabatake, Editora WMF Martins Fontes



José era uma girafa solitária que morava na savana africana. José Girafa vivia entediado, porque não tinha amigos e passava o dia todo sem ter o que fazer.


Um dia, ele escreveu uma carta e pediu que o pelicano a entregasse ao primeiro animal que encontrasse "do outro lado do horizonte".








Cinco girafas desalinhadas, de Tino Freitas, Editora Ciranda Cultural


A partir de linhas e pequenos textos, o leitor tem liberdade para montar e contar a sua história da maneira que preferir.


Neste livro, as linhas podem ser o que você imaginar. Mas nunca pensei que cinco girafas desalinhadas tivessem tanta imaginação.







Meu pai é uma girafa, de por Stephen Michael King, Editora Brinque-Book


"Meu pai é grande e alto, gentil e divertido... meu pai é uma girafa!"


Valendo-se da visão de uma criança, as qualidades de um pai são vistas de forma inusitada por seu filho.





Abigail, de por Catherine Rayner, Editora Ciranda Cultural


Abigail adora contar. É seu passatempo favorito. Mas quando ela resolve contar as listras da zebra e as manchas do guepardo, eles simplesmente não ficam parados.


Não tem jeito! O que Abigail vai fazer?







Memórias de uma Girafa, de Clarice Ferreira Verano, Paulo Verano e (il) Kevelyn Oliveira, Edições Barbatana


Uma história que envolve dois grandes “enigmas” da Terra, uma girafa tímida e dois continentes que são ao mesmo tempo muito próximos e distantes, a América do Sul e a África.


É essa “explicação” que aparece aqui, recontada pela autora e seu pai, e lindamente ilustrada.






A girafa, de Bia Villela, Editora Caraminhoca


Um passeio de uma girafa com seu amigo grilo sai do rumo quando uma ventania os atinge e faz com que a girafa passe a procurar seu colega, perguntando por ele a todo bicho e inseto que encontra pelo caminho.














Boa-Noite, girafa, de David Grossman e (il) Luiz Maia, Editora ‏Companhia das Letrinhas



Às vezes ficamos tanto tempo no banho que saímos meio transformados. O pai da Ruth, por exemplo, certa noite tira uma grande girafa japonesa da banheira.


Mas ela está rindo e aquela voz não parece de girafa. Para se certificar, ele vai checando parte por parte do corpinho escondido embaixo da toalha...





Minha vó girafa, de Caio Riter e (il) Bruna Assis Brasil, Edelbra Editora


Uma avó que se transforma em uma girafa com pescoço tão longo que quase alcança o céu é a personagem desta história divertida, poética e delicada.


Esta aventura ressignifica a tristeza de uma menina, ao relembrar momentos de alegria vividos com a amada avó.








Uma girafa e tanto, de Shel Silverstein, Editora Companhia das Letrinhas


O garoto deste livro não está satisfeito com a sua girafa. Ele deseja “uma girafa e tanto”.


E, a partir daí, passa acrescentar no animal tudo que vê pela frente: um chapéu barato onde mora um rato, um sapato com uma sola que fica grudada de cola... Mas será que essa tralha toda vai deixá-lo feliz?







@aventuracomliteratura

Comentários


Fale comigo, quero saber o que você pensa

Mensagem enviada!

© 2023 por Aventura com Literatura®  Criado com Wix.com

Aventura com Literatura® é uma marca registrada. Todos os direitos reservados.

bottom of page