O Pequeno Príncipe fez 80 anos!
- MONIQUETE
- 2 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de mar.
Mais do que um livro para crianças, O Pequeno Príncipe é uma obra atemporal, que pode ser lida e relida em diferentes momentos da vida, sempre revelando novos significados
Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe), completou 80 anos em 2023! Escrito e ilustrado por Antoine de Saint - Exupéry e publicado pela primeira vez em 1943 nos Estados Unidos, é o segundo livro mais lido do mundo! Chegou ao Brasil em 1952 e já foi traduzido para mais de 250 idiomas.
No mundo todo, homenagens aconteceram para celebrar os 80 anos de um dos personagens mais queridos da literatura. Em Itaipava, no RJ, há uma casa com uma exposição permanente homenageando o Pequeno Príncipe.
O autor escreveu o livro enquanto vivia em Nova York, após escapar da invasão nazista ao seu país, a França. A história acompanha um aviador que, após um painel no deserto, encontra um pequeno príncipe vindo de um asteroide distante. Durante sua jornada, o príncipe narra suas experiências em outros planetas, sempre com metáforas que refletem aspectos da vida adulta, como poder, vaidade, solidão e amizade.
Para apresentar O Pequeno Príncipe para crianças pequenas, seria interessante que um adulto leia junto e converse sobre a história, ajudando a contextualizar algumas passagens. Para crianças a partir de 8 ou 9 anos, a leitura pode ser feita com mais autonomia, mas ainda pode gerar boas discussões se mediada por pais ou educadores.
Hoje, existem adaptações da história para o público infantil, incluindo versões ilustradas mais curtas e até animações que tornam uma narrativa mais acessível para os pequenos. É interessante que um adulto leia junto e converse sobre a história, ajudando a contextualizar algumas passagens.
Confira abaixo uma seleção de releituras realizadas sobre a história para os pequenos leitores. Sugiro que você também conheça a versão original.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
O Pequeno Príncipe, de Saint - Exupéry Editora Via Leitura- Tradução do texto original com aquarelas do autor
Conheça um piloto perdido no deserto, uma rosa vaidosa habitando um planeta frio e um pequeno príncipe que parte em uma viagem estranha e extraordinária por diversos planetas até encontrar a Terra, onde finalmente conhece a verdadeira natureza do amor.
*As ilustrações estão posicionadas fielmente à sequência da própria narrativa.
O Pequeno Príncipe: – para crianças pequenas, de Antoine de Saint-Exupéry, Louise Greig e (il) Sarah Massini, Editora HarperKids
Os personagens memoráveis que conquistaram os corações de gerações de leitores, agora ganham vida em um livro adaptado para os pequenos.
O Pequeno Príncipe, de Saint - Exupéry Editora Miguilim
A Orquestra Ouro Preto apresentou o espetáculo cênico “O Pequeno Príncipe em 2022, para celebrar o Dia das Crianças.
O livro oferece a versão original da história, que inclui o acesso à trilha sonora do espetáculo.
O Pequeno Príncipe Preto, Rodrigo França e (il) Juliana Barbosa Pereira, Editora Nova Fronteira
Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira. Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia.
O Pequeno Príncipe Preto para pequenos, Rodrigo França e (il) Juliana Barbosa Pereira, Editora Nova Fronteira
Com linguagem adequada à Educação Infantil e cheia de rimas, essa delicada história agora alcança também meninos e meninas pré-leitores e em processo de alfabetização, mostrando que desde cedo podemos descobrir a importância de nossos laços de carinho e afeto.
Afinal, como diz o Pequeno Príncipe Preto, juntos somos mais fortes, coração com coração.
O Pequeno Príncipe em cordel, de Josué Limeira e (il) Vladimir Barros, Editora Yellowfante
Finalista do 58º Prêmio Jabuti, em 2016, na categoria “Adaptação de obra literária”., o livro transporta o clássico de Antoine de Saint-Exupéry para o ambiente nordestino, mas se mantém fiel ao enredo original.
O Pequeno Príncipe em Cordel, de Moreira de Acopiara e (il) Laerte Silvino, Editora Ciranda na Escola
Com a sensibilidade da poética brasileira e repleta de rimas e versos característicos da literatura de Cordel, essa releitura do clássico “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, valoriza a cultura popular brasileira por meio de uma linguagem informal.
O Pequeno Príncipe em cordel, de Olegário Alfredo e (il) Santiago Régis, Penninha Edições
Como seria se, em vez do deserto do Saara, o piloto narrador encontrasse o Pequeno Príncipe no sertão nordestino?
Redescubra esse clássico por meio desse reconto abrasileirado com sotaque cordelista.
A outra história do Pequeno Príncipe, de Jean Claude-Alphen, Editora Salamandra
A história aqui ganha uma nova versão, recontada pelo próprio menino de cabelos de ouro. Será que esses personagens vão gostar das ideias do principezinho?
Assista o filme- Disponível no Globoplay e YouTube
Para saber mais
O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, Companhia das Letrinhas
Depois de ler a história do piloto que encontra um menino de cachos dourados no deserto do Saara, o leitor é convidado a fazer um mergulho na vida do autor e nos detalhes e curiosidades que envolvem a obra, em um posfácio recheado de fotos inéditas e informações imprescindíveis.
Traduzido por Mônica Cristina Corrêa, uma das maiores especialistas na obra de Saint-Exupéry.
Comments