top of page

Ninguém escapa do Natal!

  • Foto do escritor: MONIQUETE
    MONIQUETE
  • 21 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de dez. de 2023

O Natal está entre nós. Seja nas ruas, nas lojas, na TV ou internet, estamos todos envolvidos, querendo ou não, nas celebrações.


Muitos historiadores indicam que nos tempos antigos, a festa era pagã. Também afirmam que os romanos celebravam a chegada do inverno, cultuavam o Deus Sol e desejavam renovar as energias para o novo período nesta data. Há mais de 1600 anos, a igreja católica ressignificou o dia 25 de dezembro e a comemoração passou a ter outro significado, o nascimento de Jesus.


Seja você cristão ou não, o fato é que nesta época do ano é impossível escapar do Natal! Nas ruas, lojas, TV e Internet, tudo gira em torno do feriado. Apreciando ou não o evento, é inegável que o Natal oportuniza encontros, um cardápio diferente e um clima festivo, onde o afeto é trocado e armazenado.


Confira uma seleção de 8 livros para todos os gostos e idades. Para quem passa o ano esperando o Papai Noel e para quem não acredita no Bom Velhinho. Aproveite a leitura para conhecer mais sobre o Natal, dar boas risadas e ficar com o coração quentinho.  


Ah! Clicando nas imagens, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.



Esperando o Natal, de James Maclaine e Abigail Wheatley, Editora Usborne


Este livro está recheado de atividades manuais e de culinária com a temática do Natal e que usam coisas que você facilmente encontra em casa. Faça desde guirlandas e etiquetas para presentes, até petiscos de rena e papel de presente! As ilustrações alegres e vibrantes são perfeitas para entrar no clima festivo. Simples e diretas instruções passo a passo mostram exatamente o que fazer.

 





Porque Colocamos Estrelas nas árvores de Natal, de por Nadia Heppell , Editora Aletria


Conheça a história de Zara, uma limpadora de estrelas. Como se esse emprego já não fosse mágico o suficiente, o melhor amigo de Zara é um cachorro, Lurijo. E ele tem um sonho: ganhar o concurso anual que premia a árvore de Natal mais bonita da cidade. Imagine o que Zara fez para ajudar Lurijo a vencer.

 







O Natal de Manuel, de Ana Maria Machado e (il) Cecilia Esteves,‎ Global Editora


Uma história sobre a curiosidade de um menino, André, que quer saber o que significa Natal. De pergunta em pergunta, para os pais, para a irmã, para a avó, para os tios, para a cozinheira, para os amigos, em sua cabeça nada se esclarece, fica só cada vez mais confuso. Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo.

 







Você, meu presente de Natal, de Natália Chagas Máximo e (il) Ariel Fajtlowicz, Editora V&R


O Natal chegou. Nessa época do ano, todo mundo aproveita para refazer os laços de amor e amizade. E nada melhor do que declarar-se a um amigo especial com lindas palavras e divertidas ilustrações.


Jack e o porquinho de Natal, de por J.K. Rowling e (il) Jim Field, Editora Rocco


Jack tem um porquinho de pelúcia cor-de-rosa que ele chama de O Poto. OP, como ficou conhecido, está ao lado de Jack nos bons e maus momentos e compreende todos os seus sentimentos. Até que, em uma véspera de Natal, para grande tristeza do menino, OP é perdido. Jack ganha um novo brinquedo, o Porquinho de Natal, e é este substituto que vai armar um plano para que, juntos, eles embarquem em uma jornada repleta de magia em busca do que foi perdido e a fim de reencontrar o melhor amigo que Jack já teve.





Como o Grinch roubou o Natal, de por Dr. Seuss, Editora Companhia das Letrinhas.


O Grinch é uma criatura verde e peluda que detesta o Natal com todas as forças. Ele não suporta a felicidade dos Quem com suas festanças e banquetes, e resolve acabar com a festa de uma vez por todas. Mas talvez o Grinch perceba que o verdadeiro significado do Natal vai muito além de comemorações e presentes.

 








Papai Noel Esteve Aqui, de Lais Carr Ribeiro, Editora Moderna

 

Tampinha tinha tudo e descobriu que muita gente não tem nada...Tampinha vivia numa casa onde era possível sentir o perfume das gostosas comidas natalinas. Havia também um armário repleto de brinquedos que não lhe serviam mais.


Ao descobrir que no orfanato ao lado muitas crianças não iriam ganhar nenhum presente, Tampinha resolveu que aquelas crianças também deveriam receber a visita de Papai Noel.





Um Hino de Natal, de por Charles Dickens, Editora Global


Um ancião solitário, mesquinho e rabugento, encontra três espíritos natalinos que lhe apresentam o verdadeiro significado do Natal: amor, amizade e solidariedade.


Traduzida e adaptada por Cecília Meireles, Um Hino de Natal é uma das histórias mais conhecidas da literatura universal. Lançado em 1843, o livro foi traduzido para diversas línguas e adaptado para cinema, teatro e quadrinhos.






@aventuracomliteratura

Comments


Fale comigo, quero saber o que você pensa

Mensagem enviada!

© 2023 por Aventura com Literatura®  Criado com Wix.com

Aventura com Literatura® é uma marca registrada. Todos os direitos reservados.

bottom of page