top of page

Livro apresenta, literalmente, os nossos sentimentos

Carregado de humor, ditados populares e um pouco de nonsense, livro apresenta quase todos os sentimentos capazes de nos arrebatar



As crianças e seus sentimentos são aspectos fundamentais da jornada humana, moldando não apenas sua experiência individual, mas também sua interação com o mundo ao seu redor.  


No entanto, é importante ressaltar que as emoções das crianças não existem isoladamente, mas estão intrinsecamente ligadas ao seu ambiente familiar, social e cultural. É preciso lembrar que compreender, acolher e validar os sentimentos dos pequeninos requer uma abordagem holística, que leve em consideração não apenas o indivíduo, mas também o contexto em que ele está inserido.


Através da observação atenta e da escuta empática, é possível perceber como as crianças respondem a diferentes situações, identificar suas necessidades emocionais e oferecer o apoio necessário para que possam crescer de forma equilibrada e resiliente.


Em “Sinto Muito”, livro do poeta Iuri Pereira e do ilustrador Marcelo Cipis, ajudam as crianças a identificar, nomear e expressar seus sentimentos de forma construtiva, capacitando-as a desenvolver habilidades de autorregulação e empatia.



A poesia de Iuri e as imagens de Cipis causam aquele estranhamento inicial que é um convite a uma segunda olhada. Afinal, os sentimentos não são lineares, se misturam e compõem um quadro personalizado, cheio de cores e ditados que não fazem sentido se racionalizarmos as palavras. 



Explorar o tema das crianças e seus sentimentos é uma jornada de aprendizado contínuo, marcada pela compreensão, aceitação e celebração da diversidade emocional que nos torna humanos. Vamos juntos?


Ah! Clicando na capa do livro abaixo, você pode comprá-lo pelo link e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.



Sinto muito, de Iuri Pereira e (il) Marcelo Cipis, Editora Peirópolis


PRAZER, ANGÚSTIA, PREGUIÇA, ALEGRIA, INVEJA... É TANTO SENTIMENTO!


Emprestando palavras, imagens e cores para os mais variados sentimentos que nos assolam, os autores são capazes não só de dar forma para a raiva, felicidade, firmeza, angústia, ansiedade, prazer, tranquilidade, inveja, alegria ou preguiça, mas também de nos provocar risos, surpresa e identificação.






@aventuracomliteratura



Comments


bottom of page