Histórias ajudam a superar o medo de errar
- MONIQUETE
- 31 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.
Ao lerem sobre personagens que superam suas inseguranças, os pequenos aprendem que a coragem não é a ausência do medo de errar, mas a decisão de seguir em frente apesar dele
O medo faz parte do desenvolvimento infantil. Desde os primeiros anos, as crianças se deparam com temores diversos: do escuro, de personagens fantásticos, de ficar longe dos pais. Com o tempo, alguns desses medos se dissipam, enquanto outros ganham novas formas, como o medo de errar.
O receio de falhar pode se tornar um grande obstáculo para o crescimento emocional e acadêmico da criança. Ele pode impedir que a curiosidade floresça, que a criatividade se expresse e que o aprendizado aconteça de maneira natural. Uma criança que teme errar pode evitar desafios, sentir-se insegura em suas próprias habilidades e carregar essa insegurança para a vida adulta.
Neste cenário, a literatura infantil surge como uma ferramenta poderosa. Os livros oferecem histórias que ensinam que errar faz parte do caminho, que ninguém nasce sabendo e que a jornada do aprendizado é cheia de tentativas.
Ao se identificarem com personagens que enfrentam desafios e aprendem com os erros, as crianças ganham confiança para tentar novamente, compreendendo que errar não é sinônimo de fracasso, mas sim um passo necessário para crescer.
Confira uma seleção de histórias que abordam o medo de errar de maneira sensível e encorajadora. Elas podem ajudar os pequenos a lidar com esse medo e a desenvolver mais confiança em suas próprias habilidades.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Errinho, errão, de Estevão Azevedo e (il) Kaká Leal, Editora Brinque-Book- LANÇAMENTO
Theo só quer um pet para lhe fazer companhia. Apesar de sua mãe não gostar nada da ideia, o garoto decide esquecer desse pequeno detalhe e ir atrás de um animal que cumpra todos os requisitos para fazer parte da família.
Se o gavião já é um tanto exótico, que tal um T-rex, um meteoro ou mesmo um buraco negro como pet?
Estamos no livro errado!, de Richard Byrne, Editora Panda Books
Nesta nova aventura, Bella e Beto saem à procura de Bolota, que desapareceu do livro. A cada página, a dupla entra em um livro diferente, como livro de quadrinhos, de instruções, de erros.
Até eles encontrarem o Bolota, irão passar por várias e divertidas emoções.
Gildo está fora do ritmo, de Silvana Rando, Editora Brinque-Book
Gildo passa por diversos imprevistos que o deixam todo atrapalhado. Tudo porque ficou até tarde assistindo a um filme de terror e acordou atrasado para o ensaio.
Na hora de tocar, ele entra fora de tempo e isso o deixa muito nervoso. Para se acalmar, Gildo terá de parar, respirar fundo e se reconectar.
Vida em Marte, de Jon Agee, Editora Pequena Zahar
Um jovem astronauta tem certeza de que é possível encontrar vida em Marte e, para provar sua teoria, parte destemidamente em uma missão solitária. Até que ele encontra a prova mais evidente de que existe vida em Marte. Mas será que ele está mesmo certo?
Os leitores vão se divertir acompanhando esta expedição junto com o marciano que esteve ali o tempo todo sem ser notado pelo distraído astronauta.
Você não vai acreditar no que eu vi, de Fran Matsumoto, Editora Brinque-Book
Muito aflito, o irmão mais velho corre para contar ao irmão mais novo: ele acaba de ver uma criatura apavorante! O que fazer? Como eles vão se defender? Preocupado, o mais novo vai para o quarto sem dizer uma palavra.
O menino mais velho quer assustar o irmão, mas quem acaba levando o susto é ele mesmo.
O menino que tinha medo de errar, de Andrea Viviana Taubman e (il) Camila Carrossine, Editora Zit
Pedro vive preocupado, com medo de errar. Prefere passar os dias sozinho, confinado em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras.
Mas com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis.
Tudo bem cometer erros, de Todd Parr, Panda Books
O livro ensina como lidar com os erros e aborda de forma simples e lúdica o fato de que os erros cometidos acabam se tornando aprendizados necessários para a vida.
Desventuras na Ciência, de Jim Jourdane, Editora Blucher- PARA JOVENS LEITORES
25 cientistas ao redor do mundo, que trabalham em todos os continentes, compartilham suas melhores histórias. Da selva colombiana ao gelo antártico, saiba mais sobre os trabalhos de campo que não deram tão certo...
Mergulhe nas desventuras cotidianas de biólogos, arqueólogos, entomologistas e vulcanólogos!
Comments