As grandes mulheres já foram crianças
- MONIQUETE
- 8 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de mar.
Quando as crianças conhecem histórias protagonizadas por mulheres corajosas, inteligentes e determinadas, elas aprendem que o gênero não define capacidades
Ao longo da história, mulheres conquistaram feitos notáveis que transformaram a sociedade e abriram caminho para novas gerações. Ada Lovelace escreveu o primeiro programa de computador do mundo no século XIX, enquanto Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel em áreas científicas distintas.
No Brasil, Dandara dos Palmares liderou batalhas pela liberdade dos negros escravizados, e Tarsila do Amaral revolucionou a arte nacional com o movimento modernista. Essas e muitas outras mulheres mostram que inteligência, criatividade e coragem não têm limites.
Conhecer narrativas sobre mulheres fortes ainda na infância, influencia diretamente a nossa visão de mundo. Por isso, oferecer livros que retratam mulheres inspiradoras é essencial para fortalecer a autoestima das meninas e ensinar aos meninos o valor da igualdade.
Ao escolhermos livros que mostram mulheres incríveis, estamos oferecendo às crianças a oportunidade de sonhar grande, de se reconhecerem como capazes e de compreenderem que o respeito e a igualdade devem ser valores universais.
Desde cedo, as crianças absorvem mensagens sobre o mundo e sobre seu próprio potencial.
O Dia Internacional da Mulher é uma excelente ocasião para incentivarmos leituras que fortaleçam a autoestima e a empatia desde a infância. Afinal, histórias de ficção que apresentam protagonistas femininas fortes, ajudam a construir uma nova perspectiva para meninas e meninos sobre o assunto.
Confira uma curadoria de livros com personagens femininas fortes e capazes de inspirar meninas e meninos a enxergarem que todos podem ser o que quiserem.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Extraordinárias (Edição revista e ampliada): Mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza, Aryane Cararo e (il) Tamires Cordeiro, Editora Seguinte
O que todas as mulheres deste livro têm em comum? Elas mudaram (e estão mudando) a nossa história.
Conheça a força extraordinária de mulheres revolucionárias, de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, lutaram por seus ideais e transformaram o Brasil. Artistas brasileiras fizeram o retrato de cada uma delas.
*Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Finalista do prêmio Jabuti (2018) na categoria Ilustração.
Anita Garibaldi e Dandara
Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo, de Elena Favilli, Editora Outro Planeta
O livro apresenta cem biografias de mulheres que deixaram os países em que nasceram, algumas em busca de novas oportunidades, outras por necessidade, e que transformaram o mundo em seus novos lares.
De chefs de cozinha, cirurgiãs, musicistas e políticas até campeãs de judô e xadrez, essas figuras extraordinárias vão inspirar garotas e garotos do mundo todo a seguir em busca de seus sonhos, não importa para onde as levem.
Rihanna e Paola Carosella
Contos De Fadas Para Garotas Corajosas, de Anita Ganeri e (il) Khoa Le, Editora Pé da Letra
A corajosa Bradamante, cavalga em batalha em um cavalo voador, Unanana resgata seus filhos da barriga de um elefante, a Pequena Molly Whuppie é inteligente o suficiente para enganar um gigante…
Conheça os contos populares de quinze mulheres que tomaram o controle de seus próprios destinos e esculpiram seus próprios caminhos.
As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo, de Rachel Ignotofsky, Editora Blucher
As contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo.
Entre elas, a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.
Grandes Mulheres que Fizeram História, de Kate Pankhurst, VR Editora
Conheça as biografias de mulheres que vão inspirar os leitores a construir seus próprios caminhos.
Elas venceram os preconceitos da sociedade de suas épocas e se tornaram peças importantes na linha do tempo da humanidade.
Comentários