top of page

Como escolher um livro de presente?

Escolher um livro para dar de presente é um grande desafio


Livros são ótimos presentes a qualquer tempo. É uma forma de se fazer lembrar e, de quebra, promover uma experiência cheia de emoção e descobertas. Dizem que dar um presente é se fazer presente. Quando se trata de livros, difícil mesmo é agradar o presenteado. São muitos os tipos de leitores e gêneros literários. Como fazer?


Confira abaixo 3 dicas para facilitar a sua tarefa e alguns títulos para ajudar na hora de escolher.


Ah! Clicando nas imagens, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.


Dica n.º 1 - Para quem é o presente?


Algumas perguntas básicas podem ajudar a conhecer o presenteado: O que ele gosta de assistir? O que faz para se divertir? Ele gosta de ler? Qual a idade dele?


Dica n.º 2 - Como selecionar o livro perfeito?


Já foi o tempo que bastava escolher um livro pela capa. Há muito o que observar: o tamanho da letra, as imagens e o tema, por exemplo. É interativo? Tem muito ou pouco texto? Tem capa dura? A sinopse é atraente? Olhar o livro como um todo facilita e escolha e aumenta a chance de acertar no presente.


Dica n.º 3 - Como reconhecer um leitor?


Para os bebês, os livros resistentes, que permitam que sejam explorados sem que ele se machuque são os mais indicados. Há livros de banho, de pano e com narrativas pequeninas e atraentes. O importante é convidar a família do presenteado para se envolver no processo, afinal, eles serão ps leitores.


O que tem aí?, de Rosinha, Jujuba Editora


Com uma brincadeira de cadê/achou, esse livro é um convite para os pequenos leitores, cheios de curiosidade para encontrar bichos que existem e bichos que não existem. A cada virada de flap da página, os bichos aparecem e depois convidam o leitor a adivinhar: O que tem aí, escondido na página?



Os pequenos leitores também precisam de livros com letras grandes, pouco texto, imagens atraentes e temática cheia de bom humor. Os livros interativos são bem-vindos.


Cara de quê?, de Ivan e Mey, Editora Catapulta.


As emoções são comuns a todas as pessoas. Não importa de que parte do mundo sejam ou a que cultura pertençam.


Este livro maravilhoso, ensinará as crianças a descobrir e reconhecer as emoções no outro, e as estimulará a expressar as suas.





Os leitores iniciantes já apresentam desenvoltura para entender pequenas narrativas e até ler alguns livros. Busque títulos com um pouquinho mais de texto, letras um pouco menores, imagens cheias de cor e coisas para encontrar e desvendar.


Você é um monstro?, de Guilherme Karsten, Editora Harper Kids


Este livro é sobre um monstro malvado, brabo e mau, muito mau. Pelo menos é o que ele diz!


― Você também é um monstro? ― ele se pergunta. Uma pergunta que, no fim da história,ele pode muito bem se arrepender de fazer!




Os leitores intermediários já dão conta de um pouco mais de texto, mas as imagens ainda são importantes. Os temas transitam entre a fantasia e a realidade.


Deixei o pum escapar, de Blandina Franco e (il) José Carlos Lollo, Editora Companhia das Letrinhas


Se você ainda não conhece o Pum, prepare-se: barulhento, fedido nos dias de chuva, ele está sempre no maior gás. Aliás, é exatamente por isso que um dia, depois que seu dono resolve soltá-lo no parque, ele dispara que nem um rojão e some sem deixar rastro.




Os leitores fluentes estão prontos para um texto maior, mas ainda curtem as imagens. e com poucas ou até mesmo, nenhuma figura. Quadrinhos, textos informativos e contos de mistério costumam fazer sucesso.


O Mistério da Escola, de Martin Widmark e (il) Helena Willis, Editora Callis 


Marco e Maia são jovens detetives que trabalham desvendando os casos misteriosos da pequena cidade de Valleby. Desta vez eles precisam descobrir quem falsificou muitas notas de cem coroas que andam circulando pelos estabelecimentos da cidade. Afinal, como será que os detetives descobrirão quem é o culpado?


Essa intrigante história de mistério apresenta pistas e deduções lógicas que ajudam o leitor a solucionar o crime junto com os personagens.







E se depois de responder a todas as perguntas e de seguir todas as dicas, o presente não agradar... Tudo bem. Continue a praticar e não desista de explorar a boa literatura. Afinal, como diz o Ziraldo, "O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”.



@aventturacomliteratura











Comments


bottom of page