Como as memórias infantis enriquecem o repertório das crianças
- MONIQUETE
- 30 de jan.
- 2 min de leitura
Crianças que vivem experiências significativas criam memórias que desenvolvem uma conexão mais rica com a leitura e a escrita
A infância é um tempo de descobertas e de vivências que marcam para sempre a forma como a criança percebe o mundo. Cada experiência, seja uma brincadeira no quintal, uma conversa ao pé da cama ou uma viagem em família, se torna uma peça do que será sua bagagem emocional e cognitiva para o futuro.
Construir memórias durante essa fase não é apenas uma questão de afetividade, mas também de formação de repertório para a leitura e a escrita.
Crianças que vivenciam momentos significativos desenvolvem uma relação mais rica com as palavras. Quando leem, podem relacionar as histórias com suas próprias experiências, tornando o entendimento mais profundo. Quando escrevem, usam suas memórias como inspiração, dando mais autenticidade e emoção aos textos.
Confira abaixo 3 livros perfeitos para incentivar a construção de novas experiências e lembranças.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Você se lembra?, de Sydney Smith*, Editora Pequena Zahar- LANÇAMENTO
*Vencedor do prêmio Hans Christian Andersen 2024
Juntinhos e aconchegados em um apartamento novo no meio da cidade, um menino e sua mãe compartilham suas lembranças favoritas.
Algumas são doces e ensolaradas, como um piquenique com os pais, enquanto outras são engraçadas e surpreendentes, como uma queda de bicicleta em um monte de feno macio ou o cheiro de um lampião a óleo em uma noite tempestuosa.
O que vamos construir: Planos para nosso futuro juntos, de Oliver Jeffers, Editora Salamandra
Inspirado pelo nascimento da sua filha, o autor conta a história de um pai e sua filha construindo a base da vida.
Com suas próprias ferramentas especiais, eles começam a trabalhar, construindo memórias para acalentar, uma casa para mantê-los seguros e amor para mantê-los aquecidos.
A Árvore das lembranças, de Britta Teckentrup, Editora Rovelle
A raposa levou uma vida longa e feliz na floresta. Mas quando se sentiu muito, muito cansada, entendeu que era hora de partir. Tristes, seus amigos da floresta reúnem-se em volta dela para relembrar os momentos felizes que viveram juntos.
Mas a cada lembrança compartilhada, a plantinha alaranjada ia crescendo, transformando a dor da saudade em um alegre farfalhar de folhas ao vento.
Opmerkingen