top of page

A literatura inspira as meninas a serem o que quiserem

Apresentar uma diversidade de figuras femininas fortes e resilientes pode inspirar as meninas a serem as protagonistas de suas próprias jornadas, abraçando sua autenticidade e acreditando em seu potencial ilimitado. 



Cada menina, desde tenra idade, carrega em si uma história única, tecida com fios de esperança, determinação e curiosidade. 


À medida que crescem, enfrentam uma infinidade de desafios e oportunidades, antes de se transformarem em líderes, visionárias, criadoras e agentes de mudança, capazes de lutar por justiça, igualdade e dignidade para todos.


O acesso às boas histórias ajuda as meninas a navegarem em um mar de expectativas sociais, culturais e familiares, enquanto buscam definir sua própria identidade e encontrar seu lugar no mundo. 


Que cada menina que se tornará mulher no futuro seja celebrada, apoiada e capacitada a alcançar todo o seu potencial, todos os dias. Que elas sejam livres para sonhar, ousar e conquistar, iluminando o mundo com sua coragem, gentileza e resiliência. Pois não há dúvidas, é nas mãos das mulheres do futuro que reside o poder de transformar o mundo em um lugar melhor para todos.


Confira uma pequena seleção de títulos que inspiram as meninas a serem o que quiserem, a qualquer tempo.


Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.



Paulina, de Maria Eugênia, Editora Peirópolis

Paulina colhe na cabeça e no coração a força para ser feliz. Enquanto isso, ela cresce e vivencia os conflitos sensíveis entre a criança e o mundo dos adultos.










Preciso de espaço!, de Philip Bunting, Editora Brinque-Book


Em busca de uma aventura, nossa heroína Una projeta e constrói sozinha um traje espacial e, com as coisas que tem na garagem, cria um foguete para levá-la a uma busca de vida entre as estrelas. 








A menina que amava futebol, de Ilan Brenman e Lucía Serrano, Editora Moderna


Ana é apaixonada por futebol; os meninos, porém, não deixam a garota entrar no time de jeito nenhum; ela pode, no máximo, apitar o jogo; mas o inesperado acontece e Ana acaba substituindo um jogador no time. 









Uma menina com um lápis, de Federico Levin e (il) Nico Lassalle, Editora Mundo Benvirá


Essa é a história de uma menina. Ela tem um lápis. Ela desenha com ele tudo o que precisa em sua vida, desde uma casa com janela no teto para admirar as estrelas até uma adorável irmã mais velha. O lápis tem o poder de transformar sua imaginação em realidade. Portanto, ela tem quase tudo. Quase tudo que se possa imaginar. 




Mungunzá, de Tatiane Silva Santos e (il) Bruna Lubambo, Editora Pallas Mini


Toinha, uma menina curiosa, sempre queria saber das coisas. Comeu um doce feito de palavras, quis saber o que era e descobriu o mungunzá, que também é canjica, doce ou salgada.


Mas ela queria saber mais e procurou a professora, que logo começou a explicar que nossa língua tem muitas palavras de origem africana: marimbondo, caçula, quitanda… 






Meninas podem ser tudo, de Stephanie Stansbie e (il) Hazel Quintanilla, Editora Ciranda cultural 


Conheça Bia. Ela sabe o que quer. Ela sabe quem é. E pode fazer o que quiser! Este livro incrível celebra as meninas em todo o mundo e encoraja-as a usarem a própria voz. Afinal, meninas podem ser tudo!









@aventuracomliteratura




Opmerkingen


bottom of page