top of page

A aventura de tomar banho em 7 livros

Uma seleção de livros apresenta as dores e as delícias da hora do banho


O personagem Calvin, de Bill Watterson, numa tirinha em quadrinho sobre não querer tomar banho.

No ocidente, a ação de tomar banho ficou popular a partir da década de 1930, quando o corpo e as roupas íntimas eram lavados aos sábados. 


A agência de análise de tendências Euromonitor comprovou que os brasileiros são os que tomam mais banhos, chegando a 12 por semana. Há quem fuja dos banhos diários, no entanto, a maioria dos especialistas diz que existem razões para não encarar o chuveiro.


Em pleno século XXI, a hora do banho para as crianças ainda pode ser um grande desafio. O sucesso de personagem Cascão, de Maurício de Souza é uma prova disso, mas nem sempre dá para negociar a hora do banho. Além de uma boa conversa, vale apelar para os brinquedos, músicas e uma boa história, antes, durante ou depois.


Confira uma seleção de títulos que pode ajudar a transformar a hora do banho num momento mais divertido para os pequenos e quem sabe, para os grandes também.


Ah! Clicando nas imagens, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.


Não Vou Tomar Banho Hoje!, de Jean-Claude R. Alphen, Editora Salamandra


Um urso não precisa tomar banho nem usar roupas, pode comer frango todos os dias, ver televisão quando quiser, não fazer dever de casa e hibernar seis meses por ano. Mas, todos têm medo do urso!


Então... Será que é bacana ser um urso?










Eu não quero tomar banho!, de por Julie Sykes e (il) Tim Warnes, Editora Ciranda Cultural


"Eu não quero tomar banho" - gritou o pequeno tigre. "Tomar banho é divertido" - falou a mamãe. Mas ele não concordava, e foi brincar na floresta. O pequeno tigre ficou cada vez mais sujo, e nenhum dos seus amigos se importava com isso, até ele encontrar o pavão...



Você tomou banho hoje?, de Adalberto Cornavaca, Gaudí Editorial


A história apresenta um gambazinho que não gosta de tomar banho, um sapo que não concorda com a letra de uma cantiga e o cenário deslumbrante o Pantanal. 













Banho sem Chuva, por Ana Maria Machado e (il) Claudius, Editora Salamandra


Mico Maneco quer dançar xaxado e baião na palhoça com Mona Maluca, mas para isso tem quer ir bem cheiroso. Como será que ele vai tomar banho se não está chovendo







Chuveiro, de por Karen Acioly e (il) Nathalia Sá Cavalcante, Editora Rocco


Acompanhe as peripécias aquáticas e sonoras de Zé, Nina, Pedro, Clara, Ciro e Dora, que brincam com as palavras, com os sons que elas têm, com a forma de pronunciá-las e seus significados. Ah, que delícia ser criança e poder se divertir na hora do banho! 





Baleia na banheira, de por Susanne Strasser, Editora Companhia das Letrinhas


Uma baleia está na banheira, tomando tranquilamente seu banho… Até que uma tartaruga aparece com dor nas costas, e pula na banheira também! A baleia não se importa, mas o problema é que tem outros animais querendo um espacinho ali…

Divertido e cheio de ilustrações vibrantes, esse conto acumulativo é ideal para os leitores bem pequenos ― gostem eles de banho ou não.




Pra que tomar banho?,  de João Marcos, Editora Abacatte


O Mendelévio sempre tem uma desculpa para não tomar banho, mas dessa vez, algo diferente aconteceu.


Mendelévio e Telúria, os irmãos mais queridos dos quadrinhos, em mais uma aventura para os pequenos leitores.







@aventuracomliteratura

Comments


bottom of page