Bibliotecas são indispensáveis para a formação de leitores
- MONIQUETE
- 13 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mar.
Frequentar bibliotecas desde cedo ajuda a criar laços afetivos com os livros e a fortalecer a curiosidade pelo conhecimento
Na antiguidade, as bibliotecas eram espaços de preservação do conhecimento, como a lendária Biblioteca de Alexandria. Com o tempo, tornaram-se acessíveis ao público, democratizando o acesso à informação.
Hoje, as bibliotecas são espaços de descobertas, aprendizado e encontros inesquecíveis.
Quando a criança se sente acolhida em uma biblioteca e encontra um livro que dialoga com suas emoções e experiências, ela estabelece uma relação duradoura com a leitura.
Ao participar de atividades como contação de histórias e oficinas literárias, as crianças constroem vínculos afetivos com os livros e aprendem que a leitura pode ser uma experiência coletiva e prazerosa.
Confira uma seleção de livros que incentiva os pequenos a explorarem as bibliotecas, um ambiente onde a imaginação e o aprendizado caminham lado a lado.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, de Mafalda Milhões, Editora Abacatte
Aqui, todos se sentem bem acolhidos na biblioteca – como em sua própria casa.
Professoras, contadores de história, avô, bebê, o medo, a realeza, o inesperado, a bruxa má, e muitos outros.
Biblioteca dos sonhos, de Kazuno Kohara, Editora Darkside (Caveirinha)
Era uma biblioteca que abria apenas à meia-noite.
Lá dentro, uma banda de esquilos começa a tocar seus instrumentos...
E a bibliotecária tenta colocar ordem na bagunça!
Bibioteca???, de Lorenz Pauli e (il) Kathrin Schärer, Editora Brinque-Book
O pequeno rato é o alvo da raposa e descobre sua salvação em uma biblioteca, onde apresenta um mundo muito maior à raposa.
Ela nunca tinha ouvido falar daquilo: “bibioteca???”. E logo esquece o rato para se aventurar num novo desafio: aprender a ler.
Tem um leão na biblioteca!, de Dave Skinner e (il), Aurélie Guillerey, VR Editora
Lucia Lobo adora é contar mentiras supermentirosas. O problema é que ela parece tão doce e inocente que todo mundo acredita nela...
O que acontece quando uma de suas lorotas vira realidade? Uma recriação surpreendente da fábula O pastor e o lobo, de Esopo.
Caio vai à biblioteca, de Liesbet Slegers, Editora Carochinha
Caio é um garoto vivendo as primeiras experiências da infância: o primeiro troninho, a primeira ida a uma biblioteca, o primeiro dia na escola, o primeiro bichinho de estimação…
E assim, a cada experiência, ele vai descobrindo o mundo e a si mesmo.
Lia na biblioteca, de Cintia Barreto e (il) Camilo Martins, Editora PINGO DE LUZ
Lia, uma menina que vive entre os livros e a poesia, quer muito ler novamente um livro que gosta e, para tanto, recorre à biblioteca. Na busca pelo livro, descobre palavras, encontra personagens e mergulha na imaginação.
Lulu adora a biblioteca, de Anna McQuinn e (il) Rosalind Beardsha, Editora Pallas
Se você está lendo estas palavras, é provável que goste das mesmas coisas que Lulu, a personagem deste livro.
Ela adora livros e ama visitar a biblioteca do bairro para descobrir novas histórias. Lá ela descobriu um lugar divertido e aconchegante, onde ela pode fazer novas amizades!
Comments