Volta e meia o mau humor derruba as pessoas sem uma boa razão. Acontece com todo mundo, ninguém escapa: pais, filhos, avós, amigos e inimigos. Mas será que é isso é tão ruim assim?
Antes de tudo, é preciso saber que as mudanças de humor na infância são muito, muito comuns e um sinal de que eles estão crescendo. Lembre-se de que crescer não é fácil para ninguém. É tanta transformação acontecendo que ficar bem-humorado às vezes é bem difícil mesmo, o que não justifica grosseria e falta de educação com os outros. E como mediar tantos altos e baixos?
Compreender a causa do mau humor, conversar com o seu pequeno e validar o que ele sente são alguns passos para atenuar o problema. Afinal, conviver num ambiente coletivo é um desafio para os adultos, quiçá para as crianças, não é mesmo? Mas se o tal do mau humor é frequente e o sofrimento anda batendo na sua porta, procure ajuda especializada.
Abaixo, 7 livros com personagens mal-humorados que irão entreter, inspirar conversas e quem sabe, deixar o seu pequeno de bom humor.
Ah! Clicando nas imagens, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
O reino dos mal-humorados, de Rosana Rios e (il) Catarina Bessel, Editora Gaivota
Ora, num dia terrível de dores sem fim, a chegada de um excêntrico viajante deixa o Rei Maurício e a Rainha Carlota ainda mais mal-humorados. E, para completar, um fenômeno misterioso põe todos os habitantes do reino em polvorosa. O que estará acontecendo?
Prepare seu leque para adentrar este reino ensolarado, porém nem um pouco bem-humorado!
O macaco mal-humorado, de Suzanne Lang e (il) Max Lang, Editora Caminho Suave
Chico Zé, o chimpanzé, está tendo um dia muito, muito ruim. Seus amigos não entendem! Como ele pode estar mal-humorado em um dia tão lindo?
Os outros animais acham que seus conselhos podem deixar o macaco feliz. Mas será que Chico Zé não pode passar um dia emburrado?
Olívia e o mau humor, de Tor Freeman, Editora Brinque-Book.
Quando Olívia percebe que este não é um bom dia, ela não se importa em dividir os sentimentos com todos os amigos que encontra: ela não quer brincar com Malu, acha o chapéu de Dudu “molenga como uma panqueca”, grita com Zeca e ignora Lola. Até Olívia dar de cara com uma loja de doces.
Grunter, a história de um porco insuportável, de Mike Jolley e (il) Deborah Allwright, Editora Brinque-Book
Este livro pode mostrar ao pequeno leitor como não tratar seus amigos. Isto porque Grunter é, realmente, um porco insuportável. Ele detesta tudo, ele come demais, ele é mau, zangado e muito egoísta. E não se cansa de fazer maldades. Até que os animais da fazenda decidem tomar uma atitude - dão para Grunter um presente bombástico!
Que mau humor, coruja!, de Steve Smallman e (il) Richard Watson, Editora Ciranda Cultural
Você está se sentindo irritado? Talvez um pouco mal-humorado? Então, dê um pulinho até o Lar Mau Humor e visite Rabugento, a coruja ranzinza e resmungona.
Uma fabulosa e divertida história que vai ensinar você a lidar com diversos temperamentos e sentimentos.
Túlio, o mal-humorado, de Steve Smallman e (il) Cee Biscoe, Editora Ciranda Cultural
Túlio é um urso. Um grande urso. Um grande urso-pardo que vive de cara amarrada e mal-humorado. Certa manhã, o mal-humorado Túlio encontra uma coelhinha pendurada em um galho, segurando uma estrela cadente e precisa de um grande e bom amigo como Túlio para ajudá-la. O urso não quer um amigo, mas a coelhinha é bastante determinada...
Mau Humor, de Charlotte Zolotow e (il) Geneviève Godbout , Editora Pingo de Ouro
Quem nunca ficou de mau humor alguma vez na vida? E quem nunca sentiu o poder desse sentimento, que, de uma hora para a outra, pode tomar conta de toda uma família num dia chuvoso?
Escrito em 1963 e com uma nova edição caprichada, o livro conta uma história onde cada personagem vai passando a rabugice para a outra sem nem se dar conta disso.
Komentar