top of page

Livros infantis finalistas do Prêmio Jabuti 2023

Confira a lista dos livros indicados para crianças que concorrem ao Prêmio Jabuti deste ano.


Referência entre os prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti é um patrimônio cultural. A cerimônia deste ano ocorre na terça-feira, dia 5 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo, com entrada exclusiva para convidados. Com transmissão pelo canal oficial do YouTube da CBL, é possível acompanhar o evento, detalhes e atualizações por meio dos perfis do Prêmio e da Câmara no Instagram.

 

Ah! Clicando nas capas dos livros, você pode comprá-los no site da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.


Histórias em Quadrinhos


Franjinha: contato, de Vitor Cafaggi, Editora Panini Comics

Franjinha está crescendo. E vê questionada a sua paixão pela ciência e pelo desconhecido. Mas, enquanto pensa se é hora de deixar esses sonhos para trás, recebe um misterioso pedido de ajuda no velho rádio amador de seu avô.


Em Contato, Vitor Cafaggi faz uma releitura arrebatadora do clássico personagem de Mauricio de Sousa.









Categoria Infantil


A espera, de Ilan Brenman e (il) Seta Gimeno, Editora Moderna/ Santillana Educação


O mundo parava quando a maçaneta da porta começava lentamente a se mexer. Dadá parecia uma estátua grega, com o corpo imóvel, apontando como uma flecha em direção ao local que traria o seu melhor amigo de volta.








Desligue e abra, de Ilan Brenman, Editora Moderna/ Santillana Educação


A partir de jogos e diálogos divertidos, o autor busca aproximar o leitor do livro que tem em mãos, fazendo-o esquecer do celular.








Doçura, de Anna Cunha e Emília Nuñez, Editora Tibi Livros


Doçura é um livro-imagem que celebra a leitura em família, as mulheres e as professoras. A obra trata da importância da formação leitora na infância e destaca o afeto e a dedicação para a criação de uma nova geração de leitores.






O menino, o pai e a pinha, de Yuri de Francco, Editora Ciranda na Escola


O menino desta história adora colecionar pinhas com o pai. Juntos, eles as encontram por todos os lados e assim criam uma relação muito linda. Certo dia, tudo muda completamente e, vejam só, por causa de uma das pinhas.






Voar na imaginação, de Celso Vicenzi e (il) Andrea Honaiser , Arte Editora


Neste livro, o autor entrelaça 48 pássaros brasileiros numa história original, poética e bem-humorada.


Fruto da criatividade do povo, os nomes dos pássaros nos conduzem a sonhar com histórias a partir das palavras que os nomeiam. Ave, palavra! 






Categoria Ilustração


A notável história do homem-listrado, de Fayga Ostrower, Editora EDUFRN


Livro escrito e ilustrado em 1947, por Fayga Ostrower, para seu sobrinho Peter, que foi a primeira criança nascida no Brasil após a imigração de sua família, fugida do nazismo, em 1933.








 



Minúscula, Ilustradora Fran Matsumoto, Editora Brinque-Book


Todos os planos de uma menina vão por água abaixo quando ela encontra pela primeira vez sua minúscula irmã. A menina até tentou trocá-la, mas não teve jeito, teve de enfrentar a situação.







O dedão do pé do gigante, Ilustradora Bruna Ximenes, Editora do Brasil


O mundo parece um lugar complicado para quem é diferente. No caso desta história mágica, temos um gigante muito assustador a princípio, de pernas e braços enormes, e com uma dor no dedão do pé que não passa de jeito nenhum. Se ao menos, ele soubesse como alcançar o dedão para cuidar dessa ferida...






O povo Kambeba e a gota d’água, Ilustradora Cris Eich, Editora Edebe Brasil


Cada povo conta de sua forma como nasceu. A narrativa faz parte da identidade de cada nação e precisa ser transmitida de geração a geração, enquanto houver vida no planeta.


A cultura dos Omágua/Kambeba é marcada pela água. Ser o povo das águas é motivo de alegria e honra para os que vivem na aldeia e na cidade.










Sou mais eu, Ilustrador Rogério Coelho, Editora DarkSide


Uma figura inusitada, mistura de pintor e feiticeiro, enrolado em um manto multicolorido oferece a uma menina um delicado balde com tintas e um pincel, que deixa claro que ela não está autorizada a pintar o que quiser. Leitura imperdível para os fãs de Alice, de Lewis Carroll, e Coraline, de Neil Gaiman.




Livro Brasileiro Publicado no Exterior


Caderno de rimas do João, Editoras Pallas Editora, Editora Trinta Zero Nove


O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido.












O cabelo de Cora,Editoras Pallas Editora, Editora Trinta Zero Nove


Cora é uma menina como as outras, que adora ir à escola e é bastante orgulhosa do seu cabelo. Ele não é liso como o das outras meninas. É crespo como o de sua Tia Vilma e sua avó.


Talvez o cabelo de Cora não pareça tão belo para suas colegas e ela pode precisar de um empurrãozinho para aprender a amá-lo de novo e a dizer para todo mundo o quanto ele é bonito do jeito que ele é.







Clique aqui e conheça os finalistas de todas as categorias do Prêmio Jabuti 2023.











@aventuracomliteratura

Comments


bottom of page