Confira uma seleção de livros com histórias incríveis sobre crianças negras. Uma pequena amostra da beleza e da potência que há na diversidade.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado desde 2011. A data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 1695, que liderou um movimento contra a escravidão da população negra.
Em 2023, séculos depois, a luta continua. Crianças negras e suas famílias continuam enfrentando desafios relacionados a cor da sua pele. A literatura ajuda a conversar sobre o assunto e inspira crianças e adultos, de todas as cores, a se reconhecerem como humanos e abraçar assim, a diversidade.
Ah! Clicando nas imagens, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
"Neguinha, sim!", de Renato gama e (il) Bárbara Quintino, Editora Companhia das Letrinhas
A personagem desta história-canção é neguinha, sim! E muito, muito, muito feliz!
A alegre e contagiante canção de Renato Gama, conhecida na voz de Izzy Gordon,
agora em formato de livro ilustrado. No final, ainda traz a partitura e a cifra da canção para que pequenos e grandes leitores possam cantar e celebrar juntos com muita música, alegria e inspiração.
"Ei, você", de Dapo Adeola, Editora Companhia das Letrinhas
O livro aponta caminhos de esperança para o futuro.
As imagens de Dapo Adeola, Alyissa Johnson, Sharee Miller, Jade Orlando, Diane Ewen, Reggie Brown, Lhaiza Morena, Onyinye Iwu, Chanté Timothy, Gladys Jose, BexGlendining, Joelle Avelino, Dunni Mustapha, Nicole Miles, Charlot Kristensen, Kingsley Nebechi, Camilla Sucre, Derick Brooks, Jobe Anderson, Selom Sunu inspiram as nossas crianças negras a conhecer e a se reconhecerem em toda a sua potência.
Quinzinho, de Luciano Ramos e (il) Bruna Assis Brasil, Caqui Editora.
Quinzinho e sua família trazem em cada página do livro questões fundamentais para se pensar frente a uma sociedade racista: a importância do orgulho de ser preto e preta, um novo olhar sobre a história e a ancestralidade do povo negro, o empoderamento das crianças pretas para enfrentarem o racismo.
Ashanti: nossa pretinha, de Taís Espírito Santo e (il) Cau Luis, Editora Malê
O livro conta a história do nascimento de Ashanti, uma menina muito esperada e amada pelos seus familiares.
Manual de penteados para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes, Mari Santos e (il) Flávia Borges, Editora Companhia das Letrinhas
Neste guia de penteados, leitores de todas as idades vão aprender tudo sobre o cuidado com os cabelos cacheados e crespos. Afinal, é possível estilizá-los das mais diferentes (e divertidas) maneiras, sejam os fios curtos ou longos.
Um manual repleto de passo a passos ilustrados de penteados e cortes perfeitos para as crianças negras sentirem orgulho de seus cabelos e de sua identidade!
Tayó em quadrinhos, Kiusam de Oliveira, Editora Companhia das Letrinhas
Tayó é uma menina empoderada e uma cidadã engajada, pronta para mostrar como as crianças podem fazer a diferença!
Recheado de pequenas histórias que falam sobre identidade, empoderamento, preconceito e pertencimento.
Comments