top of page

6 livros para homenagear e celebrar a vida de todas as crianças negras, todos os dias


Confira uma seleção de livros com histórias incríveis sobre crianças negras. Uma pequena amostra da beleza e da potência que há na diversidade.


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado desde 2011. A data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 1695, que liderou um movimento contra a escravidão da população negra.


Em 2023, séculos depois, a luta continua. Crianças negras e suas famílias continuam enfrentando desafios relacionados a cor da sua pele. A literatura ajuda a conversar sobre o assunto e inspira crianças e adultos, de todas as cores, a se reconhecerem como humanos e abraçar assim, a diversidade.


Ah! Clicando nas imagens, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.



"Neguinha, sim!", de Renato gama e (il) Bárbara Quintino, Editora Companhia das Letrinhas


A personagem desta história-canção é neguinha, sim! E muito, muito, muito feliz!


A alegre e contagiante canção de Renato Gama, conhecida na voz de Izzy Gordon,

agora em formato de livro ilustrado. No final, ainda traz a partitura e a cifra da canção para que pequenos e grandes leitores possam cantar e celebrar juntos com muita música, alegria e inspiração.







"Ei, você", de Dapo Adeola, Editora Companhia das Letrinhas


O livro aponta caminhos de esperança para o futuro.




Quinzinho, de Luciano Ramos e (il) Bruna Assis Brasil, Caqui Editora.


Quinzinho e sua família trazem em cada página do livro questões fundamentais para se pensar frente a uma sociedade racista: a importância do orgulho de ser preto e preta, um novo olhar sobre a história e a ancestralidade do povo negro, o empoderamento das crianças pretas para enfrentarem o racismo.




Ashanti: nossa pretinha, de Taís Espírito Santo e (il) Cau Luis, Editora Malê

O livro conta a história do nascimento de Ashanti, uma menina muito esperada e amada pelos seus familiares.










 Manual de penteados para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes,  Mari Santos e (il) Flávia Borges, Editora Companhia das Letrinhas


Neste guia de penteados, leitores de todas as idades vão aprender tudo sobre o cuidado com os cabelos cacheados e crespos. Afinal, é possível estilizá-los das mais diferentes (e divertidas) maneiras, sejam os fios curtos ou longos.


Um manual repleto de passo a passos ilustrados de penteados e cortes perfeitos para as crianças negras sentirem orgulho de seus cabelos e de sua identidade!

 



Tayó em quadrinhos, Kiusam de Oliveira, Editora Companhia das Letrinhas


Tayó é uma menina empoderada e uma cidadã engajada, pronta para mostrar como as crianças podem fazer a diferença!


Recheado de pequenas histórias que falam sobre identidade, empoderamento, preconceito e pertencimento.








@aventuracomliteratura











Comments


bottom of page