Livros onde reina o SILÊNCIO
- MONIQUETE
- 30 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar.
A ausência de momentos de silêncio pode gerar cansaço, ansiedade e até dificultar a concentração e a criatividade das crianças.
No mundo acelerado em que vivemos, o barulho parece ser uma constante. Desde o zumbido dos dispositivos eletrônicos até o ruído das cidades, raramente temos a oportunidade de experimentar o verdadeiro silêncio. No entanto, a prática do silêncio e da contemplação é essencial para o nosso bem-estar emocional e mental, e é algo que nossos ancestrais valorizavam profundamente.
Nosso cérebro precisa de momentos de descanso sonoro para organizar pensamentos, desenvolver a imaginação e fortalecer a escuta atenta. Para as crianças, esses momentos são oportunidades de explorar o mundo interno, perceber detalhes do ambiente e valorizar os pequenos sons que passam despercebidos em meio ao ruído cotidiano.
É essencial encontrar um meio-termo entre o som e a pausa, permitindo que o silêncio seja uma presença confortável e não um vazio incômodo.
O silêncio não precisa ser visto como ausência, mas como um espaço de acolhimento e descoberta. Resgatar essa prática com as crianças, inspirados pela literatura infantil, pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento emocional, cognitivo e criativo dos pequenos. Afinal, algumas das mais belas histórias acontecem nos momentos em que aprendemos a escutar o que não é dito.
Confira uma seleção de livros que tem o poder de transportar leitores para espaços de contemplação.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
João Pestana, de Gregorio Duvivier e (il) Laurent Cardon, Editora Companhia das Letrinhas
João Pestana é um gigante miúdo que gosta de colecionar os silêncios do dia: o tique-taque do relógio, o UUUUU do vento soprando o bambu…
E ele tem uma missão. Para isso, ele precisa carregar nas costas o pó do peso do mundo.
Silêncio, de Celina Claire, SM Edições
Seu Martim é um homem solitário e metódico, que gosta muito de tranquilidade e, principalmente, de silêncio.
Um dia, decide acabar de uma vez por todas o barulho da alegre vizinhança, por meio de um invento engenhoso.
O silêncio da água, de José Saramago e (il) Yolanda Mosquera, Companhia das Letrinhas
Nesta nova edição, encontramos o autor ainda menino, durante um dia de pesca, quando um enorme peixe fisga o seu anzol e, assim, começa uma grande aventura.
“Voltei ao sítio, já o Sol se pusera, lancei o anzol e esperei. Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água.”
Eu fico em silêncio, de David Ouimet, Companhia das Letrinhas
Uma garota tímida e introvertida se sente deslocada no mundo tão barulhento em que vivemos.
Mas o poder da imaginação e o conforto dos livros podem trazer a esperança de que sua voz finalmente seja ouvida…
O protesto, de Eduarda Lima, Editora Pequena Zahar
O protesto é um grito silencioso.
A autora nos faz pensar sobre o impacto do ser humano no planeta em um apelo para nos unirmos contra a poluição e o desperdício, e semearmos o que mais tarde outros poderão colher.
Silêncio!, de Paul Bright e (il) Guy Parker-Rees, Editora Ciranda Cultural
Silêncio! ruge o papai leão. E tudo se cala na floresta. Nem um ruído nem um rugido, nem um chiado nem uma chiada, nem um grunhido nem um grasnado, nem um pio nem uma piada.
Silêncio, de Alexandre Rampazo, Editora Rocquinho (Rocco)
Uma jovem relembra seus dias de infância, em especial um momento que passou com o avô.
Contando a curiosa história de uma lagarta que “não vive nos contos de fadas, mas que magicamente revive a mesma vida”, o avô cria uma metáfora profunda sobre as descobertas e transformações que perpassam nossas vidas.
O livro do silêncio, de Debora Underwood, Editora Paz & Terra
Com descrições de atividades típicas do universo infantil e ilustrações irresistíveis, esse livro delicado e bem quietinho explora todos os tipos de silêncio que preenchem o dia a dia das crianças, da manhã até a noite.
Perfeito para a hora da soneca, ou quando meninos e meninas não querem ir para cama.
Comments